VÍDEO: venezuelanos presos em El Salvador imploram por liberdade durante visita de aliado de Trump

Ex-parlamentar Matt Gaetz, que chegou a ser indicado pelo presidente dos EUA para ser procurador-geral, visitou ala do CECOT onde estão os deportados que o governo americano alega serem membros da gangue Tren de Aragua. Venezuelanos presos em El Salvador imploram por liberdade
Os venezuelanos deportados pelo governo Donald Trump para o Centro de Confinamento de Terroristas (CECOT), em El Salvador, aproveitaram uma filmagem no local para implorar por sua liberdade.
As imagens, feitas na sexta-feira passada (9), foram ao ar no canal de extrema direita One America News Network (OANN) nesta segunda-feira (12) e mostram o ex-parlamentar dos EUA e aliado do presidente dos Estados Unidos Matt Gaetz visitando a ala em que os acusados de serem membros da gangue Tren de Aragua estão presos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Secretária de Trump visita megaprisão de El Salvador e promete caçar ilegais nos EUA: 'Saiam agora'
Em uma postagem na rede social X, Gaetz, que chegou a ser indicado por Trump para o cargo de procurador-geral, mas desistiu de assumir o cargo após críticas, se autodenominou “o primeiro jornalista americano dentro da ala TDA do CECOT”.
No vídeo, os venezuelanos, pressionados contra as grades das celas, vestindo roupas brancas da prisão ou sem camisa, gritam palavras como "liberdade" e "Venezuela", e usam um sinal de mão para pedir ajuda.
Venezuelanos presos em El Salvador imploram por liberdade
ONE AMERICA NEWS NETWORK via REUTERS
Depois que a reportagem foi ao ar, nesta terça-feira (13), familiares dos presos - muitos dos quais negam a acusação de fazer parte da gangue -, conversaram com a agência de notícias Reuters e disseram ter reconhecido seus parentes.
Angie Rios, que é cidadã americana, viu o marido, Jesus Rios, de 22 anos, clamando à câmera por liberdade em inglês e espanhol. Contou que mal conseguiu sair da cama depois de assistir às imagens e que sentiu uma mistura de emoções:
"Confusa, irritada, esperançosa, frustrada".
Maria Alejandra Falcon reconheceu o filho, Yolfran Escobar, de 25 anos, abraçado às grades da cela.
"Desde que vi, não consigo parar de chorar e pensar: o que posso fazer para ajudar meu filho? É uma dor tão grande que parece que estão arrancando minha alma", afirmou.
Paola Moreno, irmã de Maikel Moreno, de 20 anos, disse que se sentiu impotente ao ver o irmão nas celas.
"Ele não é um criminoso, não merece isso. Como isso pode estar acontecendo?", questiona.
Pedido de socorro também em centro de imigração dos EUA
Imigrantes presos fazem corrente humana para pedir por ajuda
Imigrantes que estão presos em um centro de detenção do Texas, nos Estados Unidos, foram flagrados formando uma corrente humana para escrever a palavra "SOS", em um pedido de socorro. As imagens, gravadas por um drone da agência Reuters, foram divulgadas no dia 30 de abril. Veja acima.
Ao todo, 31 homens aparecem formando as letras em um pátio de terra. Segundo a Reuters, o drone sobrevoou o centro de detenção de imigrantes conhecido como Bluebonnet, na pequena cidade de Anson, no centro do Texas, em 28 de abril.
COMENTÁRIOS